Livros que gostei (Educação)

A seguir, alguns dos últimos livros de educação que contribuíram para minha reflexão na área educacional.

Fazer bem feito: valores, trabalho e educação.

Fazer bem feitoJarbas Novelino Barato realizou esse estudo investigando os valores na direção do aprender a ser em educação profissional e tecnológica. Acompanhou o trabalho realizado em diversas oficinas de trabalho/aprendizagem, analisou documentos e visitou dezenas de escolas.

O sumário do texto já é um convite irresistível à leitura. O autor destaca o aprender a ser como a totalidade do ser humano e o trabalho como atividade humana que além de ser produção de bens é também de existência. Não basta fazer as coisas, mas há um compromisso no plano ético e estético que define o trabalhador.

 

Além de oferecer ampla referência de autores e obras sobre as questões de valor e de formação profissional apresenta exemplos que evidenciam as relações de aprendizagem, trabalho e construção de valores em oficinas e laboratórios de diferentes formações. Se nos documentos escolares oficiais os valores estão previstos para serem desenvolvidos em salas de aulas, por docentes de ciências humanas, o autor encontrou nas oficinas e laboratórios, na prática, no fazer concreto, a revelação do aprender a ser. O verbalismo se opõe a construção de valores por meio da ação.     Se na observação menos acurada os valores se mostram invisíveis, por meio da empatia eles se tornam visíveis. O autor comprova a importância dos professores para o desenvolvimento de valores no ensino profissional e tecnológico, mas destaca também a importância dos ambientes de ensino, das ferramentas, dos insumos nesse processo. A formação moral se concretiza por meio da ética do cuidado com os companheiros, com as ferramentas, com o ambiente e com a obra.

É um texto envolvente com muitos exemplos coletados pelas observações atentas e entrevistas com alunos e educadores que clarificam e evidenciam os conceitos estudados. Além disso, traz sugestões para linhas de ação para a formação dos valores e para novos estudos nessa área.

O texto é gratuito e pode ser obtido no link abaixo.

http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002336/233600POR.pdf

 

psicologia-da-educacao-virtual

 

Psicologia da Educação Virtual – aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Cesar Coll, Carlos Monereo tradução Naila Freitas; consultoria, supervisão e revisão técnica; Milena da Rosa Silva; Porto Alegre, Artmed, 2010

O livro explora o ponto de vista psicológico no estudo dos processos educacionais em ambientes que se apoiam total ou parcialmente pelas tecnologias da informação e comunicação. Diversos autores contribuem com olhares diferentes sobre essa mesma temática.

1818 Total de visitas 1 Visitas de hoje